A ROCINHA

CONHEÇA A

A ROCINHA

A chegada do polo turístico está redesenhando o cenário de lazer da comunidade, já que os empresários, criados na Rocinha, iniciaram a reforma da Praça Vila Cruzada e do campo de futebol, ambos ao lado do Mirante. Além disso, a tradicional Feira de Artesanato, que acontece logo acima, ganha barracas fixas – um velho desejo dos artesãos – e banquinhos para os visitantes.

“O Mirante Rocinha é um projeto em que todo mundo sai ganhando.  Tanto o Rio de Janeiro, que terá um novo ponto turístico, cultural e gastronômico, quanto as mais de 20 mil famílias da Rocinha, que hoje não têm um bom espaço de lazer. Ao mesmo tempo, os visitantes chegam à Rocinha querendo saber como é a nossa vivência, então acreditamos que iremos melhorar a visão que os turistas têm da comunidade com uma nova infraestrutura”, diz Renan Alves, produtor cultural e um dos desenvolvedores.

Os empreendedores também estão fazendo parcerias com instituições da Rocinha para oferecer cursos de inglês gratuitos voltados aos empreendedores do ramo turístico e para jovens que queiram ingressar na área.

FAZENDO A DIFERENçA

INICIATIVA

Um pouco acima da localidade onde foi construindo o mirante, existe uma feira tradicional de artesanato há 18 anos, mais um motivo pelo qual o ponto cultural sempre atraiu a atenção do público. O projeto social, além de organizar melhor a feira, está construindo novas barracas para os artesãos, que sofreram durante anos para carregar suas mercadorias morro acima e abaixo, pois nunca tiveram local apropriado para guardá-las. Com as novas barracas, ao fim de um dia de trabalho, estas servirão como depósito.